5 dicas úteis para usar memes na comunicação digital

January 25, 2019

 

Se você usa qualquer mídia social, com certeza você tem acesso a dezenas de memes por dia. Nos grupos de WhatsApp, em páginas de humor no Facebook e no Instagram, em pequenas piadas no Twitter: eles estão em todos os lugares. Ninguém sabe dizer ao certo como um meme viraliza, mas uma coisa é certa: a sua comunicação pessoal ou da sua empresa podem se beneficiar muito através do uso deles.

 

De acordo com uma matéria da Superinteressante, o termo “meme” surgiu em 1976, quando o zoólogo e escritor Richard Dawkins escreveu o livro "The Selfish Gene" (O Gene Egoísta). A proposta de Richard era nomear uma unidade de informação cultural (como uma tendência, por exemplo) – assim como gene é uma unidade de informação genética.

 

Se você deseja aplicar essa estratégia na sua comunicação digital, observe algumas questões antes de começar a produzir conteúdos sem propósito, apenas para entrar na onda. Os memes, quando bem utilizados, podem passar a sua mensagem de forma bem humorada e descontraída. Mas quando utilizados inadequadamente, eles podem transmitir uma imagem errada.

 

  • Conheça a sua audiência:

O primeiro passo para utilizar memes da forma mais assertiva possível é conhecer o seu público-alvo. Por mais que alguns memes sejam plurais, eles dificilmente atingirão todas as pessoas. Portanto, é importante atentar-se sobre os hábitos de consumo da sua audiência  e refletir sempre: “será que o meu público vai entender ou gostar desta proposta de conteúdo”?

 

  • Evite exageros:

Menos é mais quando estamos utilizando essa abordagem. O uso demasiado faz com que o seu conteúdo torne-se previsível e logo ele não terá mais impacto ou seriedade entre a sua audiência. Além disso, o seu público acessa as suas mídias sociais para buscar informações sobre você, seu negócio ou serviço. Se ele encontrar apenas memes, isso pode descaracterizar a sua seriedade.

 

  • Polêmicas desnecessárias podem trazer danos ao seu negócio:

Evite ao máximo criar postagens polêmicas, que podem despertar a ira de alguém. Se o meme envolver alguma questão política ou ideológica, pense duas vezes antes de publicar o conteúdo. A internet é democrática e pessoas de todos os posicionamentos têm acesso ao seu conteúdo. Assim, você evitará que a sua empresa seja comentada pelos motivos errados, desviando de uma crise comunicacional.

 

  • Atualize-se sempre:

Memes virais têm um tempo curtíssimo de exposição, ou seja, eles saturam e perdem a factualidade muito rápido. Se a internet inteira já comentou sobre, é importante ter critérios. Caso você tenha perdido a factualidade do meme, mas deseje abordá-lo mesmo assim, busque uma abordagem diferente de tudo que já foi feito. Quem sabe, assim, você não consegue criar um novo meme?

 

  • Métricas e resultados:

Por último, mas não menos importante: avalie o resultado de suas estratégias. Analise as métricas - curtidas, comentários, acessos, visualizações - de cada uma de suas postagens. Assim, voltamos para o início do texto: os resultados são uma das formas de conhecer seu público e saber o que funciona para ele.

Divirta-se! Utilizar memes pode ser muito bom para fortalecer a sua criatividade, além de render muitas risadas dentro da sua equipe.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como fazer marketing Digital?

June 29, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Mande sua dúvida aqui, responderemos rapidinho ;)
Ed. Lazio Executivo, Sala 303
Av. Porto Alegre, 427 D, Centro, Chapecó -SC 

Chapecó: (49)  33046114 

              (49) 988624221