O simples e antigo ato de contar histórias pode revolucionar o Marketing Digital

February 20, 2019

Vivemos na Era da evolução tecnológica. O futuro distópico e traumatizante dos episódios de Black Mirror está mais perto do que nunca. E em um contexto que a maioria das profissões está enfrentando a incerteza de ter funções substituídas por ferramentas de automação, temos que começar a investir mais no maior diferencial do ser humano: o sentir.

Quando esse conceito é aplicado à redação publicitária, podemos ressaltar a característica do ser humano de contar histórias relevantes e interessantes. Contamos fatos, casos, notícias e informações para cativar uma audiência - seja ela uma pessoa ou uma multidão. Ao utilizarmos essa característica tão intrínseca em nós para fins publicitários, conseguimos agregar conteúdo criativo, relevante e de qualidade, que acrescentará informação para o cotidiano do público alvo.

Quando a sua narrativa é convincente, aborda aspectos emocionais e apresenta o seu produto ou serviço como um diferencial, as chances de que o consumidor estabeleça uma relação fraterna com a sua marca são grandes. O fator humano, aliado com as novas tecnologias, nos auxiliam a contar histórias cada vez mais ricas em recursos:

 

Multimidialidade

 

Textos, vídeos, infográficos, imagens - todas as linguagens ocupando o mesmo espaço e complementando-se para formar uma narrativa. Um dos grandes adventos da internet foi permitir que diferentes formatos ocupem o mesmo espaço.

 

Interatividade

 

Quando consideramos os recursos das mídias tradicionais, percebemos que o espectador possuia um papel passivo no consumo de informações. Folhar uma revista ou zapear pelos canais de televisão pouco possibilitava uma interação real com o conteúdo. Na internet, o público interage com o conteúdo, em tempo real, em todos os momentos - seja por comentários, enquetes, mensagens. Saber utilizar essas informações para enriquecer o conteúdo é um conhecimento fundamental para fazer marketing nos dias atuais.

 

Ferramentas de busca

 

Nunca foi tão fácil apurar informações e, ao mesmo tempo, nunca foi tão difícil. Ao pesquisar um termo em qualquer ferramenta de busca, somos bombardeados com milhões de resultados. Em 15 minutos no Google, podemos ver referências, saber as últimas notícias, buscar novas pesquisas nos mais diferentes assuntos, mas também, infelizmente, temos acesso à fake news, dados equivocados, informações tendenciosas. Cabe critério e inteligência para filtrar essas informações.

Ainda não sabemos quais avanços tecnológicos ainda estão por vir, mas é preciso ter a consciência de que a publicidade (bem como o jornalismo, o marketing, o audiovisual e demais áreas da comunicação social), terão que se atualizar junto com eles. E, é claro, sem deixar de lado o que nos torna diferentes: o fator humano.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como fazer marketing Digital?

June 29, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Mande sua dúvida aqui, responderemos rapidinho ;)
Ed. Lazio Executivo, Sala 303
Av. Porto Alegre, 427 D, Centro, Chapecó -SC 

Chapecó: (49)  33046114 

              (49) 984382757

              (49) 988624221