Presença Digital: o que é e por que é importante?


Consultórios médicos, filas de bancos, restaurantes, supermercados… Não importa o lugar em que observarmos, sempre haverá alguém segurando um celular, checando suas mídias sociais e o que está em alta no momento. Afinal, a internet e as mídias sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas. E, com a pandemia o seu uso ficou, ainda mais, acentuado.

Já no início da pandemia no Brasil, quando as primeiras medidas de isolamento foram determinadas no país, pesquisas mostraram um crescimento de 40% nas vendas pela internet. Agora, se você analisar o montante de empresas e perfis presentes por toda a rede, caso você não consiga posicionar bem o seu próprio perfil ou da sua empresa, será muito difícil que os usuários os conheçam. Para isso, é preciso ter e desenvolver uma presença digital.

Mas, se você ainda não entendeu o que ela realmente é, eu te explico: a presença digital, é muito mais do que uma página, um perfil ou um site, mas ela faz uso dessas plataformas para posicionar a marca, torná-la relevante e proporcionar credibilidade.

Importância da presença digital

Ao falarmos sobre o que é, por si só, a presença digital, independente do segmento de negócio, já justifica a sua importância. Ao trabalhá-la, as empresas, os consultórios, as clínicas e os hospitais estão se posicionando na internet, criando vínculo com as pessoas, às informando e, assim, quando uma necessidade surgir, serão lembradas e procuradas. Afinal, se tornaram as referências de quem as acompanha.

Todavia, para isso, é preciso mais que uma publicação esporádica. É necessário qualidade na produção do conteúdo, constância em suas publicações e estratégia para chegar aonde deseja e atingir o seu público-alvo.

Mas, como crio a presença digital para a minha empresa?

O primeiro passo para desenvolver a presença digital é criar uma estratégia. Para isso, você pode contar com especialistas que poderão te ajudar, realizando pesquisas e entendendo seu público-alvo e persona, delimitando, assim, onde você deve estar presente.

Depois, é preciso realizar um planejamento de ações, de publicações e de formas de se posicionar na rede. Atualmente, as principais formas de se tornar relevante e mostrar seu negócio ao seu público são:

  • Posicionamento da sua empresa através de um site informativo;

  • Divulgação de informações relevantes, que possam interessar ao seu público-alvo, por meio de postagens em um blog;

  • Publicar, informar e interagir com seus clientes nas mídias sociais onde eles estão;

  • Estar cadastrado no Google Meu Negócio, mostrando a sua empresa.

É importante lembrar que você não precisa estar presente em todos as mídias sociais lançadas, mas é necessário estar onde o seu cliente está. Afinal, de nada adianta realizar lives, montar uma programação especial ou demais ações se quem realmente se interessa pelo conteúdo não estará lá.

E então, conseguiu compreender como a presença digital é importante para a sua empresa, independente do segmento, e que tudo depende de uma boa estratégia? Não sabe como começar? Entre em contato comigo e vamos conversar sobre como a presença digital pode e deve ser desenvolvida para o seu negócio.


Posts Em Destaque
Posts Recentes